Ahhh o chocolate! Como consumir sem culpa?

Originário do México, a árvore do cacau era cultivada pelos Maias, Incas e Astecas, seu nome científico é Theobroma cacao. A palavra Teobrama vem do grego e significa “alimento dos Deuses”. A mistura do chocolate, com baunilha e açúcar foi levado á Europa pelos Espanhóis.

Existem vários tipos de chocolate com diferentes quantidades e tipos de cacau em sua composição, quanto mais cacau em sua composição, maiores os benefícios do chocolate, o ideal são os acima de 70% cacau.

O chocolate branco, muito apreciado por todos é o mais calórico e menos saudável, pois sua composição consiste em açúcar, leite e manteiga de cacau, a manteiga de cacau é extraída após a prensa do cacau onde divide se a massa de cacau e amanteiga de cacau.

O chocolate ao leite possui em sua composição em média 30% de cacau o restante é açúcar, leite em pó ou leite condensado, manteiga de cacau, licor de cacau e gordura vegetal.

Já o meio amargo possui cerca de 40 a 50% de cacau e também contém açúcar, mas já é uma opção mais saudável que os anteriores!

E a partir do 70% cacau é que o chocolate começa a ficar interessante!! cheio de antioxidantes!!

Os antioxidantes do cacau ao neutralizarem os radicais livres, melhoram os processos inflamatórios do organismo, diminuem a pressão arterial, diminuem o colesterol LDL, protegem as células nervosas, previne o envelhecimento, auxilia a combater a ansiedade e depressão, além da sensação de bem estar provocada pela liberação de serotonina também conhecida como hormônio da felicidade.

E agora pronto (a) pra comer seu chocolate 70% cacau sem culpa? mas com moderação!..rs

Para os amantes de chocolate sem moderação…rs comecem a troca aos poucos e aumentando gradativamente a % de cacau de seu chocolate e verá que valerá a pena!

Fica a Dica!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *