O que é Reiki e como ele funciona?

O Reiki é uma técnica criada no Japão, em que o terapeuta (ou mestre reikiano) através da imposição das mãos, com um toque suave ou a uma curta distância do corpo do paciente, seguindo um rigoroso código de ética, sendo transmitida a “Energia Universal” (Reiki) para as zonas mais necessitadas da pessoa, desta forma é possível alinhar centros de energia do corpo, conhecidos como chakras, promovendo o equilíbrio energético, necessário para manter o bem-estar físico e mental.

 

Esta é uma terapia complementar, ou seja, trabalha em conjunto com todas as Medicinas e outras Terapias, nunca invalidando ou substituindo qualquer uma delas.

 

Rei= Universal + Ki= Energia logo Reiki significa Energia universal

 

Para compreendermos o que é o Reiki, temos que compreender que tudo é energia, o Reiki tem uma perspectiva holística sobre o Homem e a realidade que o rodeia e na qual está inserido ou seja olha para o homem como um todo, com dimensões físicas, emocionais, mentais e energéticas. Sabemos que o contacto das mãos do terapeuta ou a sua proximidade propiciam alterações nessas diferentes dimensões.

 

O método é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e também é aplicado no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, através do projeto de Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, que contempla outros tratamentos alternativos, como aromaterapia, Florais de Bach, meditação, fitoterapia, entre outras são várias as técnicas.

 

Mikao Usui, fundador da técnica Reiki, instituiu cinco princípios, orientadores, para o desenvolvimento interior dos praticantes de Reiki. Podemos encontrar o valor destes cinco princípios em todas as civilizações. Durante a aplicação o paciente é orientado a meditar esses 5 princípios.

 

Os cinco princípios de Reiki:

 

五戒 – GOKAI (Cinco Princípios)

今日たけは –Kyo dake wa – Só por Hoje,

怒るな –Ikaruna – Sou Calmo,

心配すな – Shinpaisuna – Confio,

感謝して – Kanshashite – Sou Grato,

業をはけめ – Gyo wo hageme – Trabalho Arduamente,

人に親切に – Hito ni shinsetsu ni – Sou Bondoso.

 

O Reiki por si não cura. O efeito do Reiki é o de aumentar a capacidade autocurativa do paciente.

  • A técnica, produz um profundo estado de relaxamento que pode aliviar o stress e até mesmo a dor decorrente de alguma patologia (doença) .

  • A sensação de bem-estar provocada pela realização do Reiki é capaz de aumentar a liberação de hormônios como serotonina e endorfina, que são excelentes aliados para afastar a insônia.

  • Ajuda a aumentar as defesas do corpo ajudando a superar, por exemplo, uma infecção, estimulando o seu sistema imunológico.

  • Alivia sintomas de estresse, ansiedade e cansaço, auxiliando inclusive em tratamentos de depressão.

  • Pode eliminar ou reduzir os efeitos secundários de fármacos, sobretudo da quimioterapia.

  • Potencializa o efeito benéfico dos fármacos quando um paciente não está respondendo ao tratamento.

  • Reduz a ansiedade antes de uma intervenção cirúrgica ou química.

  • Durante a gestação, podem ser muito úteis, pois podem diminuir a insegurança e o estresse comuns neste período, o controle do estresse diminui a produção de hormônios negativos, como cortisol e adrenalina, e proporcionar um parto com maior tranquilidade.

  • Aumenta a sua capacidade de recuperação depois de uma intervenção.

 

O Reiki não tem contra indicação, todos podem fazer, crianças, gestantes, idosos, enfermos, todos, porém esta prática não deve jamais substituir tratamentos prescritos pelo médico,o reiki é uma terapia complementar e deve ser usada em conjunto com o tratamento prescrito pelo seu médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *